Voltar ao topo
TRIBUNAL DE CONTAS s
Busca
Previsão do Tempo
Maceió/AL
Máx. 28° Min. 21°
Redes Sociais
Turismo
  • Orkut Button Share
Atrativos turísticos

Desempenho do turismo e belezas de Alagoas são exaltados em discurso

07 de Maro de 2013 07:44

Assessoria

Tamanho do texto A+ a-
       
Desempenho do turismo e belezas de Alagoas são exaltados em discurso

Foto: Nathalia Molina

Os atrativos turísticos dos 230 quilômetros do litoral de Alagoas e os impactos deste setor na economia do Estado foram destaques no discurso do senador Benedito de Lira (PP-AL) nesta quarta-feira (6). Segundo o parlamentar, o pronunciamento serviu para mostrar o potencial do turismo como segmento gerador de emprego e renda.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) estima que 250 mil turistas se hospedaram no estado apenas entre 15 de dezembro de 2012 a 15 de janeiro de 2013. A expectativa é que a taxa de ocupação dos hotéis deverá ser superior a 95% até a primeira quinzena de 2014.

 “O governo de Alagoas está concentrando esforços para que a renda do turismo, este ano, chegue a 10% do Produto Interno Bruto (PIB). Para isso, as autoridades governamentais, as companhias aéreas, os agentes e as empresas de turismo, estão fazendo um trabalho conjunto para aumentar o número de vôos, nacionais e internacionais, os cruzeiros marítimos, treinar pessoal e melhorar a infraestrutura que serve diretamente ao turista”, explicou.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares chegou a 819 mil, nos primeiros seis meses de 2012. Desse total, 130 mil desembarcaram em junho, o que representou um crescimento de 24% em relação ao mesmo período de 2011 e 38%, em relação a 2010.

 “Com todo esse patrimônio natural, é importante dizer que, neste ano, a indústria do turismo já está devidamente preparada para superar os ganhos registrados em 2012. Dessa maneira, artesãos, taxistas, recepcionistas, garçons, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, companhias aéreas e outros prestadores de serviços adicionais, certamente, terão o que comemorar no final deste ano”, avaliou.

Durante o pronunciamento, ele citou as cidades históricas, gastronomia, artesanato, folclore, lagoas e rios. “Do sul ao norte, nosso litoral é pontilhado por piscinas naturais, enriquecidas pela segunda maior barreira de corais do mundo. As praias são belíssimas, emolduradas por coqueirais, falésias coloridas e dunas, um verdadeiro capricho da natureza”, disse.

Além dos investimentos em capacitação e infraestrutura turística, Benedito de Lira destacou a aplicação de recursos em outras áreas que atendem às demandas da comunidade, contribuem para melhorar a imagem do estado e atrair investidores. “O governo tem procurado investir para melhorar a infraestrutura que atende ao turismo, com ações eficazes nas áreas de saneamento, abastecimento de água, acesso viário, energia e segurança, preservação do meio ambiente e qualificação dos produtos e serviços”, demonstrou.

De acordo com a secretaria de Turismo (Setur), entre 2007 e 2012, foram investidos R$ 342 milhões somente na construção de 19 novos hotéis com a criação de 2.700 empregos diretos e mais de 10 mil indiretos. Até 2014, a estimativa é abrir 13 mil 734 novos leitos que devem resultar em 5 mil  empregos diretos e 21 mil indiretos.

Oportunidade – A fim de aproveitar a proximidade de Alagoas com cidades sede da Copa do Mundo de 2014 para atrair turistas, a Setur lançou a campanha “Praias da Copa” para divulgar os destinos turísticos do estado.

“A cadeia do turismo alagoano, com os olhos voltados para a Copa do Mundo de 2014, espera atrair para as praias os milhares de turistas que virão assistir aos jogos nas capitais nordestinas mais próximas — Recife, Natal e Salvador —, e os próprios jogadores. Uma das ideias para viabilizar a recepção, é oferecer boa oportunidade de lazer e hospedagem, fora do circuito agitado das partidas, em lugares aprazíveis, com infraestrutura adequada e hotéis de primeira linha”, ressaltou. 

Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia

  • Comentários:

    Deixe seu comentário:













Serviços
© Copyright 2011 Alagoas em Tempo Real
VG/Web - Agência Digital