Voltar ao topo
s
Busca
Previsão do Tempo
Maceió/AL
Máx. 28° Min. 21°
Redes Sociais
Esportes
  • Orkut Button Share

Duplas de Vôlei de Praia de 20 países disputam o Mundial Universitário em Maceió

Evento foi aberto na noite de terça-feira, e nesta quarta-feira começaram os jogos na arena montada na praia de Pajuçara

12 de Setembro de 2012 12:21

Redação com Assessoria

Tamanho do texto A+ a-
        Duplas de Vôlei de Praia de 20 países disputam o Mundial Universitário em Maceió
 

Mais de quarenta jogos marcam a rodada de abertura do Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2012, em Maceió (AL), iniciada às 8h desta quarta-feira (12). A arena montada na Praia de Pajuçara recebe mais de cinquenta duplas, de vinte países, de olho no título universitário mundial nas chaves feminina e masculina.

Antes da disputa nas areias alagoanas, uma festa ao ritmo da cavalgada, do pastoril, da marejada e do maracatu marcou a Cerimônia de Abertura do Mundial, na noite de terça-feira (11), no Iate Clube Pajuçara, e agitou atletas e oficiais.

Afonso Barbosa, secretário nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, representando o ministro Aldo Rebelo, compôs a mesa diretiva da Abertura ao lado de Cícero Almeida, prefeito de Maceió; Luciano Cabral, presidente da CBDU e vice-presidente da FISU; Leonz Eder, vice-presidente e representante da FISU na competição; Edinilton Vasconcelos, presidente do Comitê Organizador do Mundial; Maria Cícera, presidente da FADU; Gustavo Toledo, secretário de esporte de Maceió, e Moacir Albuquerque, representante do reitor do Cesmac e das instituições de ensino de Maceió.

“O Brasil vive um período intenso para o esporte. E receber este Mundial Universitário, em uma cidade linda como Maceió, com a organização e o trabalho da CBDU, é o passo inicial do sonho de receber, após a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, a Universíade em Brasília em 2019. E o esporte de rendimento passa pelo esporte escolar”, destacou o secretário Afonso Barbosa.

II Campeonato Brasileiro Escolar

Em paralelo ao 6º Campeonato Mundial Universitário de Vôlei de Praia, a arena montada na praia de Pajuçara recebe entre os dias 15 e 16 de setembro o II Campeonato Brasileiro Escolar de Vôlei de Praia realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU.

Alunos de Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe estarão participando da disputa que servirá como seletiva para o Mundial Escolar de Vôlei de Praia 2013, cuja sede será Palma de Maiorca, na Espanha.

Ao todo 86 atletas estarão envolvidos no evento, sendo 63 alunos de outros estados e 23 representantes da capital alagoana, divididos em duplas femininas e masculinas, nas seguintes modalidades: nascidos nos anos 1998/1999 e nascidos nos anos 1996/1997.

De acordo com Djalma Pacheco, presidente da Federação Alagoana de Esportes Colegiais, a expectativa para o campeonato é a melhor possível. “O número de participantes está muito satisfatório e poder contar com esse apoio da CDBU na realização deste evento aqui em Maceió dá uma maior grandiosidade ao evento”, destaca Pacheco.

Leonz Eder, da FISU, destacou a importância do esporte universitário dentro e fora das quadras. “Muitos de vocês, jovens atletas, serão futuros líderes em seus países, em seus trabalhos, e, além de disputar e ganhar medalhas, aproveitem esta oportunidade para aprender e vivenciar esta competição”.

O prefeito de Maceió, Cícero Almeida, abriu o Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2012. “Este Mundial é um presente para Maceió. Aproveitem as belezas da cidade”. Após os discursos e juramentos dos atletas e dos árbitros, realizados pela jogadora Pauline Silva e pelo árbitro Régis Rezende, o grupo folclórico Transart colocou os atletas para dançar ao ritmo do maracatu alagoano.

Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2012

- Local: Praia de Pajuçara, Maceió (AL)

- Data: 12 a 16 de setembro

- Entrada gratuita para público

Países Inscritos: Brasil, Canadá, Chile, Paraguai, Japão, Polônia, China, Eslováquia, Tailândia, Rússia, Espanha, Estados Unidos, Suiça, República Tcheca, Arábia Saudita, China Taipei, Áustria, Portugal, México e Alemanha.

Programação de Jogos:

12 e 13/09 – Fase Classificatória (rodízio simples em cada chave)

13 e 14/09 – Fase Eliminatória (disputa em eliminatória dupla)

15/09 – Oitavas-de-final, Quartas-de-final e Semifinais

16/09 – Finais das chaves masculina e feminina

Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia

  • Comentários:

    Deixe seu comentário:













Serviços
© Copyright 2011 Alagoas em Tempo Real
VG/Web - Agência Digital