Alagoas

Morre o aboiador Vavá Machado

Por Redação com rotadosertao.com, 06 Agosto de 2012 - 16:36

Na manhã desta segunda-feira 06 de agosto, faleceu um dos maiores nomes da música alagoana, Ademar Teles de Carvalho o "Vavá Machado" que foi vítima de um enfarto fulminante ocorrido por volta das 8:30h da manhã, no hospital de Olho D'agua das Flôres.

Vavá Machado era cantor e compositor e fez história ao lado de Marcolino. Juntos gravaram vários discos de aboios, toadas e forró que lhes renderam uma história de muito sucesso em todo o Nordeste.

Vavá morou durante muitos anos no município de Major Isidoro, onde foi o idealizador da Tradicional Missa do Vaqueiro - no Parque Jacinto Machado - que este ano completou sua 13ª edição.

A dupla se separou, mas Vavá continuou na ativa por vários anos e arranjou diversos parceiros como Léo Costa, Zé de Almeida e Olavo Silva.

Atualmente continuava a fazer shows e estava integrando e liderando o Trio Bridões de Ouro junto com Zé de Almeida e Olavo Silva. Fica para nós alagoanos, sua obra de grande valor na cultura nordestina, além de muita saudade. Descanse em paz Vavá Machado.

De acordo com informações collhidas com seu primo, Juquinha Machado, o corpo seguirá para o município de Lgoa do Ouro- PE ( próximo a cidade de Bom Conselho) onde o corpo será velado e seguirá para o cemitério local. O seplutamento está previsto para às 16 horas desta terça (07).

Comentários (23)

  • Grande aboiador, vai deixar saudade . Descanse em paz . Meu pai vai faz as honra lá no ceu . Era um grande admirador de vava, Flores - PE .

    Por Nelson Tadeu Daniel, em 10 Novembro de 2013 - 00:07

  • sem duvidas o nos nordestinos perdemos um grande cantor e compositor sou fã a muitos anos só tenho a lamentar calouse uma grande voz nordestina..

    Por adriano araujo, em 01 Outubro de 2013 - 21:27

  • conhecia muito pouco o trabalho de vavá,mais o pouco q conheci desse grande homem,faz com q sinta muito saudades dos aboios e toadas e das cançoes de forro. ? A toada terminou, toda cheia de harmonia José arlindo e vava, um trio de garantia Chamados os bridões de ouro, correios da alegria? descanda em paz .

    Por ludimylla, em 20 Setembro de 2013 - 09:55

  • muito importante seria se o tempo não passasse a velhice não chegasse tudo se transformaria nunca velho ficaria pois minhas forças vitais a marcha do tempo se transforma de repente a mocidade da gente passa limgero de mais fica com Deus VAVÀ MACHADO

    Por robson viana, em 17 Setembro de 2013 - 08:57

  • desde o primeiro lp gravado por vavá e marcolino em 1976 da farda para o gibão que eu sou fã da dupla vavá machado e marcolino e para mim é sem duvida uma grande perca da morte deste grande artista da cultura nordestina

    Por antonio francisco de jesus, em 12 Setembro de 2013 - 08:14

  • Desde de criança já escutava as lindas canções e toadas deste ilustre Vavá Machado, deixou muitas saudades, descansa em paz.

    Por Silvinha Moraes, em 10 Jul de 2013 - 13:31

  • vava machado vai deixar muitas saudades

    Por kaka carvalho, em 31 Mai de 2013 - 11:14

  • VAVÁ MACHADO ONDE VOÇE ESTIVER SAIBAS QUE E SUA PRESENSA SEMPRE VAI ESTAR VIVA EM A GENTE DESCANSA EM PAZ...

    Por FÁBIO LEITE, em 24 Janeiro de 2013 - 15:30

  • A vaquejada, perdeu um grande divulgador da nossa cultura nordestina com aboios, e historias de corridas de mourão.

    Por Vicente Edésio, em 21 Dezembro de 2012 - 21:51

  • DESDE QUE COMECEI A CORRER VAQUEJADA A 15 ANOS QUE EU OUÇO SEUS ABOIOS VC DEIXOU MUITAS SAUDADES ADEUS VAVA MACHADO

    Por HERIVELTO ALENCAR ICO´/CEARA, em 13 Dezembro de 2012 - 21:03

  • Fiquei de Coração Partido....pois sou muito Fâ dos BRIDOES DEOURO.;; sou de São José da Tapera-AL.... pois minha Infância foi Grito de vaqueijada na região..aqui fico com Saudades

    Por JERIMARIO NUNES DE OLIVEIRA, em 16 Outubro de 2012 - 16:35

  • estamos com saudades

    Por helderleudo, em 12 Agosto de 2012 - 08:21

  • vamos vicar com suas lenpranças vava que e as suas melhores toadas

    Por helderleudo, em 12 Agosto de 2012 - 08:21

  • o melhor aboio e forró, descance em paz vai com Deus

    Por paulo , em 08 Agosto de 2012 - 20:13

  • o nordeste depois de gonzagão perde o seu segundo maior representante,pena que a midia não ver dessa forma. VAVA levou com seus aboios estrindentes o nome do nordeste por todo o país em especial AL E PE. valeu VAVA

    Por macedo, em 08 Agosto de 2012 - 20:06

  • EU LUCIANA SILVA DE CARVALHO SOU DE VAVÁ MACHADO E AGRADEÇO A TODOS PELA ATENÇÃO QUE NOS FOI DADA, E ATRAVES DESTE QUERO COMUNICAR QUER EU E MEU IRMÃO ESTAMOS ORGANIZANDO UMA MISSA DE SETIMO DIA NA PARAQUIA DE SANTO ANTONIO , AQUI EM MAJOR IZIDORO ONDE NÓS QUE SOMOS OS UNICOS FILHOS DELES RESIDIMOS QUERMOS RELAIZAR , QUANDO TUDO ESTIVER ORGANIZADO ENTRO EM CONTATO COM VOCES .

    Por luciana silva de carvalho, em 08 Agosto de 2012 - 12:03

  • O nordeste chora a perda desse ilustre nome da música brasileira, que cantao e encantou várias gerações. Pena que hoje não encontramos mais compositores e cantores que apresentem conteudo.

    Por Edna, em 08 Agosto de 2012 - 11:54

  • DESCANCE EM PAZ PRIMO, PERDEMOS UMA DAS REFERENCIA DE NOSSA FAMILIA MAIS FICA SUA HISTORIA DE VIDA E DE SUPERAÇÃO. SUA MUSICA FICARÁ GUARDADA NO FUNDO DE MINHA MEMORIA POIS SEMPRE FIZ QUESTÃO DE DIVULGA A CULTURA VAQUEIRA POR ONDE PASSO HOJE VIVO NO INTERIOR DE SP MAIS COUTO SUAS TOADAS SEMPRE QUE QUERO MATAR A SAUDADE DO MEU SERTÃO. ELEM DE REVIVER MINHA INFANCIA SEMPRE QUE OUSO UMA TOADA E COMO SE VOLTASE AO PASSADO. QUE DEUS TE ILUMINE SEMPRE.

    Por jose wilson cabral da ponciuncula, em 08 Agosto de 2012 - 11:17

  • olá sou gilvan do brejo dos padres é gostaria de dizer que o nordeste não perder sou um cantor como também perder um idolo da musica nordestina um das maiores vozes do nordeste vá com deus vavá machado!!!

    Por gilvan antônio, em 06 Agosto de 2012 - 20:49

  • \"AGORA SÓ RESTA SAUDADE, A MOCIDADE DA GENTE PASSA LIGEIRO DEMAIS............\" PERTO DE DE DEUS, TUDO VAI BEM!

    Por FABIO SANTOS, em 07 Agosto de 2012 - 09:25

  • eu era fa deste grande poeta vai com deus descassem em paz vai cantar para deus

    Por antonio barbosa da silva, em 06 Agosto de 2012 - 22:41

  • VAI COM DEUS VAVÁ , A VAQUERAMA ESTÁ DE LUTO .

    Por João Batista, em 06 Agosto de 2012 - 20:49

  • os nossos sentimento a toda familia de vava machado .Nosso grande amigo