Vereadores pedem comparecimento do Prefeito na Câmara

0 Comment

Sete vereadores assinaram um pedido de convocação do prefeito  à Câmara Municipal, no prazo de sete dias. Os parlamentares querem saber o motivo de o prefeito não ter respondido um requerimento encaminhado à Prefeitura de Boa Vista, pedindo cópias de sete processos com o nome de empresas vencedoras das licitações e de contratos com a administração Municipal. A solicitação de comparecimento foi feita pelo vereador de oposição João Astolfi.

Câmara de Boa Vista

Vários parlamentares exigem um esclarecimento do prefeito. “Ele desconsiderou o Regimento Interno desta Casa Legislativa e a nossa Lei Orgânica Municipal ao não responder o requerimento expedido pela Câmara, que solicita explicações, em relação aos contratos de serviços feitos pela Prefeitura”, argumenta Josiel.

De acordo com ele, Iradilson teve 65 dias para enviar algum ofício à Câmara Municipal. “Até o dia 8 de novembro não havia nenhuma resposta do Executivo Municipal. Isso representa um total desrespeito para com esta casa por parte do prefeito Iradilson. Por isso, será notificado pelos vereadores que assinaram a sua convocação aqui na Câmara. E ele terá de comparecer. O prazo hábil para ele responder cessou”, justifica.

Motivo foi Fundo de Garantia

No último dia 14 de setembro, os vereadores aliados ao prefeito, Mauricélio Fernandes (PSC), Dunga (PRTB), Pelé (PDT) e Mário Márcio (PRP) formalizaram um requerimento, solicitando esclarecimentos da Prefeitura sobre os pagamentos do Fundo de Garantia com empresas que estavam prestando serviços ao Município. Das sete empresas, cinco se referem à Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU). Os parlamentares desejam saber quais serviços já foram concluídos e o quitação das parcelas do FGTS.

Os vereadores também ambicionam todos os contratos que a Prefeitura tem com empresas relacionadas no requerimento expedido, no mês de setembro pela Câmara. O questionamento é saber como foi feita a licitação, se realmente as empresas ganharam pela concorrência pública, e se isso envolve a Secretaria de Obras. “Soubemos que empresas que ganharam licitação estão usando a estrutura da Prefeitura para fazer o pagamento do FGTS. E isso é preocupante, porque sabemos que o prefeito quer sinceridade nesses processos de licitação”, justificou o vereador Dunga à época.

O líder do prefeito na Câmara, Nélio dos Passos, disse que se reunirá com o prefeito Iran de Oliveira para tratar do pagamento do Fundo de garantia. “Vou conversar com ele (prefeito) para saber o motivo de não ter havido uma resposta em tempo hábil. Acredito que houve algum impasse para essas informações não chegarem à Câmara. Tentaremos solucionar esta situação da melhor forma possível”, promete.

Só Queria Cavar Minhocas

0 Comment

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu na noite de quarta-feira (21), no Caetano Filho (Beiral), um homem acusado de ameaça por moradores daquele local. Isso foi devido o rapaz estar armado com um facão, no momento da abordagem.

Minhocas

F.E.E, de 38 anos, ao ver a guarnição, jogou o facão e tentou fugir dos policiais, mas ele foi facilmente detido. Moradores do local haviam ligado para a central de operações da PM, denunciando que um homem com um facão estaria ameaçando quem passava pelas ruas.

O homem foi preso e levado a prestar depoimentos no 4º Distrito Policial. Em sua defesa, F.E afirmou que estava usando o facão para caçar minhocas para pescar, às margens do Rio Branco. Ele apresentou que não faz parte do “mundo do crime”.

O facão foi apreendido, para posteriores investigações. O acusado assinou um Termo Circunstanciado de ocorrência e foi liberado.

Como faço para ver Meu Imposto de Renda?

0 Comment

Você já deve ter se perguntado como é possível visualizar o seu Imposto de Renda, não é mesmo? Afinal, essa é uma obrigação anual que todos os contribuintes precisam cumprir. Neste artigo, vamos explicar de forma simples e direta como você pode ver o seu Imposto de Renda. Vamos lá!

1. Acesse o site da Receita Federal

O primeiro passo para visualizar o seu IRPF 2024 é acessar o site da Receita Federal. Por meio do site, você terá acesso a diversas informações, como a declaração de Imposto de Renda, o cálculo do imposto, entre outros.

2. Faça o cadastro no e-CAC

Após acessar o site da Receita Federal, você precisará fazer o cadastro no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Essa é uma área restrita que permite o acesso a diversos serviços oferecidos pela Receita Federal. Para se cadastrar, você precisará informar o seu CPF, data de nascimento, título de eleitor e criar uma senha. Após o cadastro, você terá acesso ao seu Imposto de Renda.

3. Consulte a situação da sua declaração

Após ter acesso ao e-CAC, você poderá consultar a situação da sua declaração de Imposto de Renda. Nessa área, você poderá verificar se a sua declaração foi recebida, se está em análise, se há pendências ou se já foi processada. É importante acompanhar a situação da sua declaração para garantir que tudo esteja em ordem.

4. Faça o cálculo do Imposto de Renda

Se você deseja visualizar o cálculo do Imposto de Renda 2024, a Receita Federal disponibiliza uma ferramenta online que permite fazer esse cálculo de forma rápida e fácil. Basta acessar o site da Receita Federal e buscar pela opção “cálculo Imposto de Renda”.

5. Obtenha ajuda de um profissional

Caso você tenha dificuldades para visualizar o seu Imposto de Renda ou precise de auxílio para entender as informações apresentadas, é recomendado buscar ajuda de um profissional de contabilidade. Esses profissionais estão aptos a orientar e esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao Imposto de Renda.

É importante ressaltar a importância de cumprir com as suas obrigações fiscais. O Imposto de Renda é uma responsabilidade que todos os contribuintes têm, e a não declaração ou declaração incorreta pode acarretar em multas e problemas com a Receita Federal.

Em resumo, para visualizar o seu Imposto de Renda, você precisa acessar o site da Receita Federal, fazer o cadastro no e-CAC, consultar a situação da sua declaração e, se desejar, fazer o cálculo do imposto. Caso tenha dificuldades, não hesite em buscar ajuda de um profissional de contabilidade.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e que você consiga visualizar o seu Imposto de Renda de forma tranquila. Lembre-se sempre da importância de cumprir com as suas obrigações fiscais e de estar em dia com a Receita Federal.

Dificuldades para quem possui um carro no Brasil

0 Comment

Para os moradores do estado de Minas Gerais que possuem veículos, podem usufruir do sistema online a usuários. As dificuldades encontradas para quem tem um carro hoje em dia no Brasil são frustrantes. Este é um fato verídico que classifica o país como um dos países que mais recolhem impostos dos cidadãos em todo o mundo.

Para quem tem um carro à situação ainda é pior. São despesas triviais como, licenciamento MG, IPVA 2024, pedágio sem falar das multas e taxas para realizar todas essas transações.

Com o avanço da tecnologia, hoje em dia alguns procedimentos já podem ser realizados no DETRAN MG. Através de um sistema online é possível realizar quase todos os serviços que anteriormente precisávamos nos deslocar até o DETRAN.

Para quem mora no estado de Minas Gerais, pode usufruir desse conforto, de realizar alguns procedimentos no site do DETRAN MG. Mesmo aqueles que têm dificuldades em usar a internet podem encontrar e resolver facilmente determinados problemas no site do detran Minas Gerais.

Moradores do estado de Minas Gerais devem estar atentos quanto a regularização dos documentos do veículo, pois assim que sair a tabela do imposto de renda é recomendado que você já agilize sua declaração e evite problemas com o leão.

Para consultar e utilizar os serviços oferecidos pelo DETRAN de Minas Gerais é simples. Acesse o endereço ao entrar no site: www.detran.mg.gov.br, você encontrará as opções filtradas de acordo com sua necessidade. São serviços como licenciamento, multas e CNH.

Além desses serviços, é possível consultar o IPVA em uma área especifica. No menu IPVA você pode acessar e realizar suas consultas. Note que ao lado esquerdo da página, você encontra todas as opções necessárias para realizar sua consulta. Se por ventura você encontrar dificuldades, ao usar o site, comente aqui pois iremos lhe ajudar a realizar sua consulta no DETRAN Minas Gerais.

Vestibular UNEB oferta cursos nas mais variadas áreas

0 Comment

O vestibular UNEB 2024 oferta cursos nas mais variadas áreas. E você deve começar a se preparar desde já para conquistar uma vaga. Confira aqui todos os detalhes do vestibular UNEB 2024!

Vestibular UNEB 2024

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está presente em todas as regiões do Estado, oferecendo aos seus alunos uma excelente qualidade de ensino.

É uma instituição pública e gratuita, que há mais de 30 anos gera educação e conhecimento, continua com vagas disputadíssimas entre os vestibulares 2024 do estado. Em aproximadamente 137 municípios, a Uneb atua, e fornece um sistema de biblioteca informatizada, equipamentos de tecnologia, laboratórios e excelente estrutura.

A Uneb busca sempre a excelência em todos serviços desenvolvidos na instituição, sendo uma Universidade de qualidade e reconhecida em todo o Estado da Bahia.

A formação e aperfeiçoamento acadêmico são uma das questões abordadas pela Instituição. A Pesquisa e a Extensão são voltadas para o desenvolvimento sócio-econômico, cultura e do meio ambiente.

Para fazer parte desta equipe, e se um dos alunos que integram esta instituição, é preciso fazer o vestibular UNEB 2024.

E para te ajudar a conquistar a vaga que você tanto deseja, nós separamos aqui todos os detalhes sobre o vestibular UNEB 2024! Confira os tópicos a seguir:

Cursos no Vestibular UNEB 2024

Os cursos ofertados no Vestibular UNEB 2024 são de várias áreas. Os mais procurados são:

  • Administração;
  • Ciências Contábeis- Bacharelado;
  • Ciências Biológicas – Licenciatura;
  • Comunicação Social;
  • Design;
  • Direito;
  • Educação Física;
  • Engenharias (Agronômica; de Pesca; Sanitária e Ambiental; Civil; etc);
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Fonoaudiologia;
  • Geografia;
  • História;
  • Letras;
  • Matemática;
  • Nutrição;
  • Medicina;
  • Pedagogia;
  • Psicologia;
  • Química;
  • Sistemas de Informação;
  • Urbanismo.

Você pode conferir a lista completa e os campus que ofertam os cursos, clicando aqui!

Inscrições para o Vestibular UNEB 2024

As inscrições devem ser feitas pela internet, no site da instituição. Para se inscrever e garantir sua vaga, você deve seguir as seguintes instruções:

    • Acesse o site da UNEB, clicando no link a seguir: www.uneb.br
    • Na página inicial, clique na opção “Acesse o site do Vestibular”, como mostra na imagem a seguir:
    • Agora, clique na opção “Inscrição on-line”

li>Identifique qual sua condição para inscrição (candidato oriundo do UPT ou candidato da comunidade);

  • Preencha o requerimento de inscrição com seus dados pessoais, opção do processo seletivo e o processo sociocultural;
  • Confirme a inscrição;
  • Imprima o comprovante, e em seguida gere o boleto para fazer o pagamento de confirmação da sua inscrição.

Há a opção para solicitar isenção da taxa, e isso você pode fazer na hora da inscrição online. Caso sua isenção não seja aprovada, você terá o desconto de R$5, ficando a taxa a ser paga de R$65.

E para os demais candidatos que não solicitaram a isenção ou não foram aprovados a isenção, devem pagar o valor de R$70.

Conteúdo das Provas do Vestibular UNEB 2024

O vestibular UNEB 2024 acontecerá em dois dias, abrangendo questões das disciplinas:

  • Língua Portuguesa – Literatura Brasileira;
  • Redação;
  • Língua Estrangeira – Inglês/Espanhol/Francês;
  • Ciências Humanas – História, Atualidades e Geografia;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza – Física, Química e Biologia.

Agora que você já sabe o que acontecerá no vestibular UNEB 2024, já pode começar a se prepara e estudar para garantir sua vaga!

Saiba como perder o medo de falar em público

0 Comment

Saiba como perder o medo de falar na frente da plateia com o curso aprenda a falar em público! Um dos grandes medos de muitas pessoas é sem dúvida falar em público, principalmente para pessoas que não conhecemos, seja em uma palestra ou até para apresentar um produto.

Os motivos podem ser muitos, desde timidez, não conhecimento sobre o que vai falar, não conhece o produto, etc.

Curso aprenda a falar em público

Surgindo essa necessidade de aprender como falar em público corretamente, o programa Educa Mais Brasil trouxe para você o curso de “Aprender a falar em público”, que tem como principais tópicos:

  • Abordagem inicial.
  • Recursos audiovisuais.
  • Tratando do público: Conhecer, conquistar e lidar.
  • Linguagem corporal.
  • Planejando e realizando uma apresentação em público.

São 30 horas de curso que vão desde vídeo aulas práticas, apostas para ler no seu computador, tablet, smartphone ou até imprimi-las para leitura convencional, ou então você pode fazer o curso de forma presencial. 

Lembrando que, caso você não tenha completado o ensino fundamental e médio é possível descobrir local de prova Encceja 2023 e, além disso, consultar o resultado do Encceja 2023 para conquistar ainda mais oportunidades!

Jovem aprendiz Santander: inscreva-se!

0 Comment

O jovem aprendiz Santander 2023 possui, na instituição financeira, todos os recursos e condições de se desenvolver profissionalmente e até construir uma carreira dentro da empresa. Isso porque o Santander estimula o crescimento pessoal e o desenvolvimento profissional em todos os seus colaboradores.

Considerado um dos melhores ambientes para poder trabalhar, o Santander contrata anualmente jovens para atuar como aprendizes em seu quadro de colaboradores.

No conteúdo a seguir, mostraremos o que deve ser feito para você se inscrever e conseguir vagas jovem aprendiz 2023, além de mostrar como funciona o programa, quais são os benefícios e requisitos para participar. Continue lendo para saber mais!

Como funciona o Jovem Aprendiz Santander

O programa Jovem Aprendiz foi criado com o objetivo de oferecer condições para jovens carentes se desenvolverem profissionalmente. Podendo, dessa maneira, ter condições de ajudar a sua família e evoluir socialmente, se preparando da melhor forma para o mercado de trabalho.

Jovem Aprendiz Santander

A Lei de Aprendizagem diz que toda empresa de médio a grande parte deverá contratar jovens como aprendizes e, além dos benefícios e remuneração, oferecer um curso de capacitação profissional junto a uma instituição aprovada pelo Ministério do Trabalho.

As empresas, por tanto, deverão contratar os jovens e prepará-los para o mercado de trabalho. O Jovem Aprendiz Santander 2023 terá uma rotina de trabalho dentro da empresa e entenderá um pouco da realidade de um setor administrativo dentro de uma instituição financeira. Ele receberá um salário e benefícios compatíveis com a função exercida e a jornada de trabalho.

Benefícios Menor Aprendiz Santander

O Santander é uma das melhores empresas para se construir uma carreira. Isso porque a empresa oferece todos os recursos e condições necessárias para o aprendiz se desenvolver e crescer profissionalmente.

Os benefícios são compatíveis com a realidade do mercado, onde o jovem aprendiz 2023 contará com uma remuneração salarial mensal e benefícios compatíveis com a função exercida.

Entre os principais benefícios oferecidos para o jovem aprendiz, podemos citar:

Salário-mínimo;
Plano de saúde;
Assistência odontológica;
Seguro de vida;
Curso de capacitação profissional;
Vale-transporte sem desconto;
Vale-refeição ou vale-alimentação;
Plano de crescimento dentro da empresa.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz Santander

No entanto, não é todo mundo que está apto para poder se inscrever no programa. Os interessados nas vagas jovem aprendiz Santander 2023 deverão prestar atenção nos requisitos cobrados pela instituição financeira. Quem realizar a inscrição e não atender os pré-requisitos terá a sua participação descartada pelo RH da instituição.

Entre os principais requisitos para participar do programa, estão:

01. Ter idade entre 14 a 24 anos incompletos. A idade máxima não se aplica para candidatos com deficiência;

02. Possuir uma renda familiar mensal de até um salário-mínimo por membro da família;

03. Estar cursando a primeira série do ensino Médio ou, então, ter concluído os estudos. De preferência em uma instituição de ensino pública;

04. O candidato que terminou os estudos não poderá estar matriculado em uma instituição de ensino superior.

Caso você esteja estudando em uma escola particular, a sua aplicação poderá ser feita normalmente. Porém, geralmente, os candidatos que têm preferência às vagas são aqueles que possuem uma renda familiar baixa, pois o objetivo do programa é justamente promover a inclusão e o desenvolvimento social por meio da capacitação profissional e experiência no mercado de trabalho.

Inscrição Jovem Aprendiz Santander

Para realizar a inscrição jovem aprendiz Santander 2023, o candidato deverá possuir uma boa conexão com a internet para poder acessar o site do banco Santander. Todo o processo será realizado por lá. O candidato terá que acessar o portal da instituição e cadastrar o seu currículo para o processo seletivo para aprendiz.

Para ajudá-los nesse momento, elaboramos um passo a passo bem simples de ser executado. Confira a seguir:

Passo 1: O primeiro passo a ser dado é abrir uma nova aba em seu navegador e acessar a página “Trabalhe Conosco” dentro do site do Santander. A página é essa: www.santander.com.br. Espere carregar completamente.

Passo 2: Nessa página, o candidato poderá conhecer mais sobre os valores, missão e objetivos da empresa. Depois de ler tudo, desça a página até encontrar a opção “Seja Nosso Jovem Aprendiz”. Clique em Faça sua Inscrição e espere uma nova página abrir.

Passo 3: Nesse momento, será necessário realizar um cadastro rápido. Você também poderá acessar o portal utilizando as suas redes sociais. Depois de realizar o cadastro, clique em Continuar.

Passo 4: Agora você deverá enviar o seu currículo através da plataforma e esperar a empresa entrar em contato com mais orientações.

Ser um jovem aprendiz Santander é o sonho de milhares de brasileiros. Se você possui a oportunidade, aproveite a chance e faça logo o seu cadastro.

Ficou com alguma dúvida a respeito do Jovem Aprendiz Santander 2023? Deixe um comentário para que possamos lhe responder o mais breve possivel. Boa Sorte!!

Trabalhador tem direito a indenização referente a benefícios pagos incorretamente

0 Comment

Para um trabalhador, nada é mais frustrante do que ser mandado embora de um emprego, pois isso poderá significar uma série de dificuldades financeiras e muitas outras dificuldades das mais diversas ordens. Portanto, para um trabalhador nestas condições, o Seguro Desemprego pode ser um grande alento, representando um fôlego a mais para quem precisa de um dinheiro a mais durante os difíceis primeiros meses após a demissão.

Por isso, se você também foi mandado embora sem justa causa da empresa em que trabalhava possivelmente você irá desejas ter informações sobre como realizar a consulta seguro desemprego 2023. Portanto, vamos falar um pouco mais para você sobre este importante assunto neste artigo, que será leitura obrigatória para quem está passando por esta situação tão complicada, não tenha dúvidas quanto a isso!

Consulta Seguro Desemprego pela Internet

Pois para quem deseja saber mais sobre a Caixa seguro desemprego 2023, para consultar é bem simples, o que pode ser feito de modo rápido, prático e extremamente ágil, fazendo com que qualquer pessoa possa realizar o procedimento.

Consulta Seguro Desemprego

Para fazer a consulta Seguro Desemprego o trabalhador desempregado poderá utilizar a internet, já que a consulta pode ser feita diretamente no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no link:

http://granulito.mte.gov.br/sdweb/consulta.jsf.

O trabalhador desempregado poderá fazer a consulta colocando o número do PIS no local informado, lembrando que este número se encontra no cartão do PIS/PASEP. O site irá solicitar também que um código de segurança seja digitado, lembrando que se trata de algo que é visualizado ao lado do campo onde ele será digitado.

Como saber o número do PIS

Portanto, agora que você já sabe como fazer a consulta Seguro Desemprego, você já está apto para realizar este importante procedimento, mas outra informação será fundamental para que tudo corra de modo simples e dentro do esperado. Esta informação é o número do PIS, que é extremamente importante já que deverá ser inserido pelo trabalhador desempregado para iniciar a consulta no site do MTE, portanto, vamos ver como saber o número do PIS.

Consulta Seguro Desemprego

Pois o número do PIS, normalmente está localizado no cartão do PIS, mas caso você não o tenha em mãos, ele poderá ser visualizado de outras formas, sendo possível descobrir a numeração pela internet, no site do DATAPREV, que é o:

http://www1.dataprev.gov.br/cadint/sp2cgi.exe?sp2application=cadint.

O DATAPREV nada mais é do que a empresa de tecnologia e informações da Previdência Social, sendo que nele é possível encontrar o número do PIS, bastando que o trabalhador que deseja ter essa informação tenha em mãos o CPF para realizar a consulta. Deste modo, é possível descobrir qual é o seu número do PIS, além de ser possível também visualizar outras informações importantes pertinentes à Previdência Social, podendo inclusive calcular o PIS/PASEP, ou verificar se há o direito ao abono salarial do PIS, entre outras coisas.

O procedimento é bem simples, e os resultados são bem claros também, o que torna o site do DATAPREV um dos mais fáceis de navegar, especialmente para quem não tem tanta afinidade e tanta intimidade com a vida virtual.

Confira todos os benefícios do Portal do Aluno Encceja

0 Comment

O Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Anísio Teixeira responsável pela realização da Prova ENCCEJA 2022 com objetivo de melhorar o atendimento e qualidade do serviço prestado aos participantes do exame criou o Portal ENCCEJA e a Página do Participante ENCCEJA, através do portal o candidato tem a oportunidade de consulta materiais de estudo e outras informações relacionadas ao exame.

Porta do Aluno Encceja 2022

A nova interface mais colorida e amigável vai facilitar a divulgação das informações relacionadas ao Exame Nacional para Certificação de Competência, uma das novidades na implantação do Portal do Aluno 2022 é o Cartão INEP com divulgação dos Locais de Prova que não deverão mais ser enviadas através dos correios e serão divulgadas apenas na Página do Participante ENCCEJA.

Os Participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências ENCCEJA deverão durante a inscrição registrar uma senha para acesso a Página do Participante ENCCEJA, ao efetivar a inscrição o participante poderá fazer login na Página do Participante ENCCEJA através do Número do CPF e senha cadastrada:

Passo a Passo- Página do Participante ENCCEJA

  • O Primeiro Passo para acessar a Página do Participante ENCCEJA é digitar no navegador do computador o endereço www.enccejanacional.inep.gov.br .
  • Pronto ! Agora é só digitar o número do CPF e senha cadastrada durante a inscrição; Clique em Enviar para obter acesso.
  • A página do participante ENCCEJA permite que o candidato com inscrição efetivada tenha acesso a um Edital no formato PDF; Gabaritos e Provas Anteriores; Local de Prova e outras.

Local de Prova- Página do Participante ENCCEJA

A partir do ano de 2022 os cartões com endereço e Local da Prova ENCCEJA não são mais enviados através dos correios, desta maneira a Página do Participante é o único meio de saber onde será realizada a Prova ENCCEJA.

O cartão INEP será publicado na Página do Participante ENCCEJA, um formato PDF com número da inscrição, o formato PDF permite que o cartão seja impresso, mas o cartão também pode ser copiado ou manuscrito, é importante uma cópia do cartão para saber a localização da Prova, o cartão também contém o número da inscrição.

No Dia do Exame Nacional para Certificação de Competência não é exigida a apresentação do cartão INEP Impresso, é necessário apenas a Carteira de Identidade RG ou documento com foto para confirmação da sala que será realizada a Prova ENCCEJA.

Esqueci a Senha da Página do Participante ENCCEJA

Os candidatos que esqueceram a senha da Página do Participante ENCCEJA deverão solicitar uma nova senha através do mesmo endereço da Página do Participante www.enccejanacional.inep.gov.br.

No Final da Página Localize a descrição Esqueci Minha Senha; Digite o Número do CPF ; Identifique as Letras e Siga as Instruções para Solicitação de Nova Senha.

Com a nova senha em mãos retorne a Página do Participante; Digite o CPF; Digite a Senha ; Escolha Uma Figura e Clique em Enviar para Acessar a Página do Participante.

Justificativa de Ausência- Página do Participante

Os candidatos que não poderão comparecer ao Exame Nacional para certificação de Competências ENCCEJA deverão Justificar Ausência com antecedência através da Página do Participante ENCCEJA, o Instituto Nacional de Educação e Pesquisa Anísio Teixeira investe cerca de R$92 milhões de reais no exame que tem altos níveis de desistência e não comparecimento.

No ano de 2017 a Prova ENCCEJA contou com apenas 40% dos candidatos inscritos, mais da metade das pessoas que se inscreveram na prova desistiram ou faltaram no exame, é por esse motivo que o INEP cobrará um valor de R$45,00 para os candidatos que fizerem a inscrição e não justificarem ausência a taxa tem objetivo a restituição dos gastos da união com a organização da Prova ENCCEJA, para os demais candidatos a inscrição continua Gratuita.

Como realizar o pagamento do seu seguro veicular?

0 Comment

Agora que você já sabe qual valor deverá desembolsar para a quitação do DPVAT 2022, precisa ter acesso a sua guia de pagamento. Esse documento poderá ser emitido de forma rápida e simples por meio da internet. Com apenas alguns cliques confira os passos para consultar a guia de pagamento do seu DPVAT 2022.

Viu como foi simples? Com o avanço tecnológico ficou muito mais fácil resolver inúmeras pendências na comodidade do seu lar. Com o seu boleto em mãos, você poderá realizar o seu pagamento em qualquer agência bancária ou ainda casas lotéricas da sua preferência.

Como dar entrada no seguro DPVAT 2022?

Você precisa pedir o auxílio do seguro DPVAT 2022? Essa ação poderá ser resolvida de forma simples! Porém você precisa ficar muito atento para não se tornar vítima de golpes. Muitas pessoas pensam que é necessária a ajuda de terceiros para solicitar o reembolso do seguro DPVAT 2022, sendo que isso é um mito!

Apenas a vítima ou o seu beneficiário (ou responsável legal pela vítima) são realmente necessários para resolver esses casos entrando em contato com a seguradora e tendo em mãos toda a documentação precisa. Se você foi vítima de um acidente envolvendo veículos automotores, tem a opção de contatar a seguradora Líder (responsável pelo DPVAT de todo o país) ligando para o número 0800 0221 204

Quais são os documentos necessários para dar entrada no seguro DPVAT 2022?

Ao entrar em contato com a seguradora, procure saber qual é o ponto mais próximo a sua residência e agende um atendimento levando os seguintes documentos:

  • Boletim de Ocorrência
  • Documentação Vítima: RG e CPF (original e cópia autenticada);
  • Documentos do Beneficiário: RG, CPF, Comprovante de Residência (original e cópia autenticada);
  • Autorização do pagamento.

Além desses documentos básicos, a seguradora poderá pedir outros. Confira quais são:

Em casos de indenização por invalidez a vítima deverá apresentar:

  • O laudo fornecido pelo IML;
  • E também o Boletim médico (original e também cópia autenticada).

Em casos de Indenização por óbito, além dos documentos básicos a família deverá apresentar:

  • Certidão de Óbito (cópia autenticada)
  • Laudo de morte (fornecido pelo IML);

Valor das indenizações DPVAT 2022

Ao concluir o processo de solicitação pelo reembolso do seguro DPVAT, a vítima poderá receber os seguintes valores na indenização:

  • Caso não haja pendências na documentação apresentada, o tempo máximo para a liberação é de até 30 dias.
  • Se ocorrer erros ou informações incompletas o processo é suspenso e renovado assim que os problemas forem resolvidos.

 

Simulado ENEM: Veja como participar

0 Comment

Participando do simulado ENEM 2022, os candidatos aumentam as chances de conquistarem uma pontuação melhor na prova. Isso porque, o simulado ENEM 2022 é uma forma de exercitar os conhecimentos, descobrir quais as dificuldades, com mais tempo e foco para os estudos pré-prova.

Sobre o ENEM 2022

Aplicado anualmente para milhões de brasileiros, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma prova preparada pelo Ministério da Educação (MEC) com auxilio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

O público alvo do Exame são os jovens que concluirão o ensino médio no ano posterior ao da realização da prova. Já que por meio do ENEM 2022 os estudantes podem garantir uma vaga em instituições de ensino superior.

Através do Governo Federal, aqueles que obtiverem boas pontuações poderão se inscrever em programas como:

  • SISU: para uma vagas em instituições públicas;
  • PROUNI: para bolsas integrais ou parciais em instituições privadas;
  • FIES: para financiamento de cursos em instituições privadas.

Sem contar que a realização de um prova tão importante como esta auxilia na autoavaliação, indicadores de conhecimento e avaliação da educação no Brasil.

Prova do ENEM 2022

O simulado ENEM 2022 está disponível em mais de uma plataforma. Nem todos possuem o mesmo número de questões da Prova ENEM 2022. Já que ao todo, são duas provas realizadas em dois dias diferentes.

Prova 1 – 45 questões sobre cada assunto:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Redação.

Prova 2 – 45 questões sobre cada assunto:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Em geral, são 180 questões e 1 redação. Para o primeiro dia de exame é disponibilizado 5h30 para a solução das questões e dissertação.

No segundo dia são 5h. As provas começam às 13h30 horário de Brasília. Mas os portões fecham às 13h.

Simulador ENEM 2022 Hora do ENEM

O programa Hora do ENEM, transmitido pela TV Escola em canal televisivo e no site oficial, foi criado pelo MEC e INEP.

O objetivo é fornecer aulas gratuitas aos estudantes do ensino médio que se prepararam para o ENEM.

O site do ENEM 2022 não fornece o simulado ENEM 2022, mas o Hora do ENEM é totalmente gratuito, mas em datas previamente estabelecidas e mediante inscrição dos interessados.

São 80 questões sobre os conteúdos trabalhados na prova oficial. Podendo ser acessados da 00h do primeiro dia até 20h do dia seguinte.

O estudante tem 4h ininterruptas para realizar o simulado, acompanhando o ritmo real do Exame.

O resultado é informado logo que o aluno finaliza a prova. O simulado acontece duas vezes ao ano, no site oficial do programa. Quem não tiver internet em casa pode se inscrever em uma instituição de ensino para a realização diretamente no local.

Opções de simulado ENEM 2022

Se na sua escola não foi criado um dia para fazer o simulado ENEM 2022, e caso tenha perdido a data de inscrição para fazê-lo no portal do Hora do ENEM. Fique tranquilo, existem outros sites que são opções de simulado ENEM 2022.

A maioria solicita que o candidato se inscreva, mas não cobra pela realização da prova e fornece o resultado logo que o simulado for finalizado. Veja algumas opções:

Outra forma de simular a realização do exame é baixando as provas e gabaritos no portal do MEC. Acesse clicando aqui.

Cidadãos brasileiros reclamo do alto valor de impostos

0 Comment

IPVA 2022 SP – Ninguém gosta de pagar impostos. É um em cima do outro, um mais caro que o outro, mas infelizmente, o país precisa buscar lucros de alguma maneira para tentar converter os gastos com as necessidades de cada estado.

Dentre todos os impostos que existem, um que é obrigatório é o IPVA, que é o imposto cobrado há quem possui um veículo, seja ele carro, moto ou caminhão. Esse imposto é cobrado em todo o país e seu valor é definido individualmente, ou seja, cada indivíduo paga um valor correspondente ao seu veículo.

Em São Paulo, a lei não é diferente e o IPVA 2022 SP é obrigatório e precisa ser regularizado pelo cidadão para que ele possa circular livremente pelo seu estado, pois p não pagamento desse imposto implica em uma série de problemas que vocês saberão no decorrer do artigo.

IPVA 2022 SP

Apesar de não gostarmos muito da ideia de ter mais um imposto pra pagar, anualmente, para ter um carro, é preciso estar em dia com o IPVA, e o IPVA 2022 SP é um imposto que, quando bem aplicado pelos órgãos municipais, traz grandes benefícios para a população. Isso porque seu destino não é para arrumar estradas, mas sim para melhorar questões de saúde, segurança, educação, e muitas vezes também, em questões de problemas com o trânsito.

Cada município é responsável pelo valor que arrecadar do IPVA 2022 SP, pois é sobre esse valor que existe o repasse municipal. Por isso, fique atento ao pagamento da sua cidade, pois muitas prefeituras realizam descontos e promovem benefícios a fim de evitar a inadimplência fiscal.

Consulta e Pagamento IPVA 2022 SP

No São Paulo, a consulta do valor da guia do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor pode ser feita através do site da Secretaria da Fazenda do estado, órgão esse que é responsável pela emissão desse imposto. O DETRAN-SP também é um órgão regulamentado para esse tipo de consulta em parceria com o Governo. Para fazer a consulta IPVA 2022 SP basta acessar o endereço: www.detran.sp.gov.br.

É preciso estar atento todos os anos para que você consiga efetuar o pagamento do seu imposto regularmente. O não pagamento ou atraso dele, pode gerar consequências como: apreensão do veículo, pontos na carteira, além de multa. E, para pagar o IPVA, você tem que ter quitado todas as multas do ano anterior.

Para realizar o pagamento do IPVA 2022 SP basta ir a qualquer banco conveniado ao DETRAN e quitar a dívida em terminais de autoatendimento ou, até, na boca do caixa. Se você for cliente do banco e possuir a senha de internet, você poderá até mesmo efetuar o pagamento do seu imposto pela internet. Caso precise da segunda via do seu boleto do IPVA 2022 SP, acesse o site do DETRAN-SP citado anteriormente e lá você poderá emitir gratuitamente esse documento. Basta acessar o endereço com número do chassi ou Renavam em mãos e CPF do proprietário do veículo. Depois, é só cumprir direitinho com as obrigações fiscais.

Tabela IPVA 2022 SP

A tabela IPVA 2022 SP referente aos vencimentos das parcelas ainda não foi divulgada, mas para se ter uma base, confira a tabela ainda deste ano: