Arapiraca

Alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar de Alagoas doam sangue no 3º Batalhão em Arapiraca

Por Roberta Sampaio, 13 Janeiro de 2014 - 07:53

 

 

 

 

Alunos do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar de Alagoas, pólo Arapiraca -  participaram na última quinta-feira (09) de uma doação de sangue na unidade móvel do Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), cuja coleta se deu no pátio da unidade militar. A ação de solidariedade e cidadania também será realizada com outros policiais militares voluntários no 3° BPM.

 

 

 

Segundo a Drª Mariana Valeriano, médica plantonista da equipe responsável pela coleta, um dos principais objetivos da ação é reforçar o estoque de sangue do Hemoar. “O órgão abrange Arapiraca e os municípios circunvizinhos. Com isso, precisamos estabilizar nosso estoque de sangue”.

 

 

 

A importância da doação

 

 

 

De acordo com especialistas, o sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância para o funcionamento da máquina humana e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante.

 

 

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores.

 

 

 

Com assessoria

Comentários (0)

Deixe seu comentário

O seu comentário será exibido após a aprovação da nossa equipe.