Voltar ao topo
Coringa - novo - out s
Busca
Previsão do Tempo
Maceió/AL
Máx. 28° Min. 21°
Redes Sociais
Municípios
  • Orkut Button Share

Turistas que chegam ao porto de Maceió são recepcionados pela Banda Afro Gurugumba de Viçosa

22 de Maro de 2013 16:26

Tamanho do texto A+ a-
       
Turistas que chegam ao porto de Maceió são recepcionados pela Banda Afro Gurugumba de Viçosa

Assessoria

Viçosa de Alagoas foi o refúgio do guerreiro negro Zumbi dos Palmares. Contam os historiados que foi na Cachoeira Dois Irmãos que Zumbi viveu seus últimos dias. Na manhã desta sexta-feira, 22, o som do batuque da Banda Afro Gurugumba recepcionou e encantou os turistas que chegaram a Maceió no navio Costa Fascinosa. Os turistas interagiam participando das danças, filmando e fotografando a apresentação cultural.

A Banda Afro Gurugumba existe há 11 anos e conta com 60 alunos da Escola Municipal São José. A mais nova integrante é Maria Vanessa de 7 anos. “Eu gosto muito de participar da banda. O que mais gosto é de tocar o xequerê”, evidenciou a pequena Vanessa que representa a continuação das tradições afro no município.

Paulo Xavier é o maestro da banda e foi ele quem incentivou a chegada de Maria Vanessa, que é sua sobrinha. “Tenho 15 sobrinhos e vou incentivar para que todos façam parte deste resgate das nossas tradições. Educar os jovens cidadãos é o grande motivador deste projeto e tendo a influência da passagem de Zumbi em nosso município, temos ainda mais forças para lutar e vencer a discriminação racional, o preconceito e ainda influenciar os jovens nos estudos, deixando eles longe do caminho das drogas”, destacou o maestro.

A apresentação da banda afro vai além do aspecto cultural, acompanhados de professores e coordenadores, as crianças e os adolescentes tiveram uma verdadeira aula de campo. “A participação da banda afro aqui no porto além de divulgar a rica cultura de Viçosa, trouxe aos alunos a grande oportunidade de conhecer a capital alagoana e o porto, o que proporciona uma aula cultural e a interação com pessoas de outras culturas e dos mais variados estados, inclusive de outros países. Tenho certeza que este momento é enriquecedor e vai ficar registrado na vida de cada aluno aqui presente”, disse Ana Paula Torres, secretária de Educação de Viçosa, encantada com a apresentação dos alunos.

Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia

  • Comentários:

    Deixe seu comentário:













Serviços
© Copyright 2011 Alagoas em Tempo Real
VG/Web - Agência Digital