Voltar ao topo
s
Busca
Previsão do Tempo
Maceió/AL
Máx. 28° Min. 21°
Redes Sociais
Municípios
  • Orkut Button Share

Prefeitura de Limoeiro de Anadia irá transformar Nascente da Barra do Tamanduá em unidade de conservação

13 de Maro de 2013 16:39

Assessoria

Tamanho do texto A+ a-
       
Prefeitura de Limoeiro de Anadia irá transformar Nascente da Barra do Tamanduá em unidade de conservação

Foto: Assessoria

O prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira (PP), se reuniu terça-feira (12), em Maceió, com técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para discutir a transformação da Nascente da Barra do Tamanduá, localizada no povoado Tamanduá, em uma unidade de conservação.

Um desejo antigo do prefeito, a iniciativa tem por objetivo buscar apoio federal e estadual para garantir a preservação e proteção de todo o patrimônio paisagístico e ecológico existente na área, que inclui várias nascentes, além de espécies nativas da fauna brasileira e da Mata Atlântica. Marlan Ferreira ficou bastante satisfeito com a receptividade dos representantes dos órgãos ambientalistas ao seu pedido.

“Limoeiro de Anadia dispõe de água em abundância em seu lençol freático, responsável pelo abastecimento de muitas cidades do Sertão alagoano. Uma média de 85 carros-pipas capta água diariamente de nossas nascentes para abastecer outras cidades. E a Barra do Tamanduá, com aproximadamente 10 hectares de extensão, possui uma das maiores concentrações de nascentes do município. Por isso é preciso adotar medidas urgentes para recuperar as áreas degradadas, proteger esse manancial e garantir que não haja colapso no abastecimento de água no futuro”, enfatizou Marlan Ferreira.

A iniciativa do prefeito foi elogiada pela superintendente do Ibama, Sandra Menezes (PV), que garantiu todo o apoio logístico do órgão para ajudar a Prefeitura na criação de uma unidade de conservação no local. “Essa atitude é muito louvável. Poucos têm essa consciência e preocupação com a preservação ambiental em seus municípios”, disse.

O superintendente de Meio Ambiente da Semarh, Anivaldo Miranda, também parabenizou o prefeito e se prontificou a dar toda a ajuda técnica necessária à execução do projeto. Uma visita de inspeção foi marcada para o próximo dia 26 de março, às 9 horas, para analisar as características da reserva e definir a unidade de conservação mais apropriada para o local, com a participação do assessor técnico Marcelo Ribeiro e do diretor de Gestão Ambiental da secretaria, Eduardo Barreto, além de técnicos do IMA, conforme garantiu o diretor de Unidades de Conservação do Instituto, Alex Nazário Oliveira.

O prefeito expôs ainda sua preocupação com a degradação do rio Coruripe, que corta o município, e solicitou ajuda para garantir a recomposição da mata ciliar e a revitalização do rio. A questão também será avaliada durante a visita de inspeção do dia 26. Um acordo de cooperação técnica deverá se firmado entre Semarth e a Prefeitura de Limoeiro de Anadia para o andamento de projetos ambientais na cidade.

Uma das primeiras medidas a serem adotadas pelo prefeito nos próximos dias será a estruturação do Conselho e do Fundo Municipal de Meio Ambiente para que a gestão ambiental passe a ser de responsabilidade do município.

Nos dias 23 e 24 de abril, conselheiros e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente participarão de uma oficina a ser ministrada pelos técnicos da Semarh, onde serão abordados temas como legislação e licenciamento ambiental, outorga de água, municipalização da gestão ambiental, legislação dos recursos hídricos, políticas ambientais, entre outros.

Acompanharam o prefeito Marlan Ferreira nas reuniões, o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Limoeiro de Anadia, Marcelo Rodrigues e a professora de Geografia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e membro do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Coruripe, Josefa Adriana Ferro, que atua na recuperação de nascentes no Estado.

Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia

  • Comentários:

    Deixe seu comentário:













Serviços
© Copyright 2011 Alagoas em Tempo Real
VG/Web - Agência Digital