Voltar ao topo
De la roche s
Busca
Previsão do Tempo
Maceió/AL
Máx. 28° Min. 21°
Redes Sociais
Negócios
  • Orkut Button Share

Seplande realiza estudos para viabilização de novos APLs do setor industrial

22 de Maio de 2012 22:41

Assessoria

Tamanho do texto A+ a-

Técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) visitaram locais onde serão implantados os novos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Cerâmica Vermelha e da Mineração. Os estudos das áreas para a viabilização dos APLs tiveram início no mês de março e foram realizados por membros da Secretaria Adjunta de Recursos Minerais, da Superintendência de Desenvolvimento Regional e Setorial e da coordenação do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL).

A visitação foi realizada nos municípios de Atalaia, Capela, Cajueiro, Viçosa, União dos Palmares, São José da Laje, Joaquim Gomes, Novo Lino, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, São Luiz do Quitunde, Passo de Camaragibe, Rio Largo e Murici. Os locais visitados foram escolhidos de acordo com um estudo preliminar do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que apontou em quais áreas do Estado encontram-se trabalhadores do segmento de pedreiras e olarias.

A implantação dos Arranjos nesses locais influenciará no cadastramento e formalização de aglomerados minerais e APLs de base mineral e na criação de metodologias para agregação de valor e desenvolvimento das cadeias produtivas de base mineral.

Para Fátima Aguiar, Diretora de APLs, a instauração dos Arranjos da Mineração e Cerâmica Vermelha nessas áreas traz benefícios para os produtores e influencia na conscientização ambiental dos moradores desses locais.

 “A implantação dos APLs não só irá gerar emprego e renda para os habitantes dessas áreas, como também auxiliará para o desenvolvimento sustentável através de ações de cooperativismo mineral”, declara.

As próximas ações realizadas pela equipe serão a tabulação de dados e definição das áreas de abrangência, e a criação de planos de trabalho dos Arranjos Produtivos Locais.

Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia

  • Comentários:

    Deixe seu comentário:













Serviços
© Copyright 2011 Alagoas em Tempo Real
VG/Web - Agência Digital