Voltar ao topo
TRIBUNAL DE CONTAS s
Busca
Previsão do Tempo
Maceió/AL
Máx. 28° Min. 21°
Redes Sociais
Negócios
  • Orkut Button Share

Seminário internacional promove cultura exportadora em Alagoas

17 de Maio de 2012 18:49

Assessoria

Tamanho do texto A+ a-

A oitava edição do Seminário de Promoção às Exportações (Sempex), evento realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), com o apoio do Governo do Estado, foi aberta nessa quarta-feira (18), durante solenidade ocorrida no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso. O governador Teotonio Vilela Filho e os secretários de Estado Luiz Otavio Gomes (Planejamento e Desenvolvimento Econômico) e Eduardo Setton (Ciência, Tecnologia e Inovação) representaram o executivo estadual na cerimônia, que contou com a participação de entidades públicas e privadas ligadas ao setor industrial, de instituições financeiras, empresários locais, além de professores e estudantes.

O Seminário de Promoção às Exportações traz para Alagoas especialistas reconhecidos internacionalmente e tem como temática principal o mercado internacional. Durante os dois dias de programação do evento – 17 e 18 – serão abordados temas como inteligência comercial, planejamento de marketing, promoção, internacionalização das empresas e comunicação como ferramenta de gestão.

A cerimônia foi aberta pelo presidente da Federação das Indústrias, José Carlos Lyra de Andrade, que falou sobre a necessidade de disseminar a cultura exportadora no Estado e capacitar todo o setor empresarial para iniciar ou potencializar operações feitas nesse sentido.

Em sua fala inicial, o governador Teotonio Vilela Filho exaltou o apoio que a FIEA oferece para o desenvolvimento econômico de Alagoas. “O Governo está cada vez mais próximo da Federação das Indústrias. Em diversos projetos a atuação em conjunto vem colhendo bons frutos e garantindo o nosso principal objetivo, que é garantir emprego e renda para os alagoanos”, afirmou o governador.

Ele ainda apresentou o atual momento que a economia alagoana atravessa. O governador ainda destacou as principais conquistas alcançadas nos últimos anos, como a consolidação da cadeia da química e do plástico, da empregabilidade do setor sucroenergético, além da chegada de novos empreendimentos de grande porte no Estado.

“O mercado internacional está sempre alternado seus cenários. É fundamental entendermos o ciclo da economia global e preparar o setor industrial do Estado para alavancar suas exportações, visualizando o desenvolvimento dos seus negócios”, destacou o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes.

A primeira palestra da programação do Sempex ocorreu logo após a cerimônia de abertura e foi conduzida pelo vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que expôs os mitos e fatos sobre as exportações no Brasil. Dentre outros aspectos, Paulo Tigre explicou que deve ser elevada a participação dos Micro e Pequenos Negócios nas exportações, sendo necessária o investimento na inovação e em políticas públicas para esse setor.

Também participaram da abertura o superintendente do Banco do Nordeste (BNB), José Expedito Neiva; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, Fernando Toledo; o superintendente do Sebrae em Alagoas, Marcos Vieira, e o coordenador do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX Brasil), da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos, Thiago Terra.

Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia

  • Comentários:

    Deixe seu comentário:













Serviços
© Copyright 2011 Alagoas em Tempo Real
VG/Web - Agência Digital