Voltar ao topo
Coringa - novo - out s
Busca
Previsão do Tempo
Maceió/AL
Máx. 28° Min. 21°
Redes Sociais
Cultura
  • Orkut Button Share

Correios lança selos em homenagem a Pierre Chalita

13 de Maio de 2012 12:19

Redação com Assessoria

Tamanho do texto A+ a-
        Correios lança selos em homenagem a Pierre Chalita
 

Os Correios de Alagoas lançam nesta segunda-feira (14) dois selos personalizados em homenagem ao renomado arquiteto  e artista plástico alagoano, Pierre Chalita. O lançamento das peças filatélicas acontecerá durante a abertura da 10ª Semana de Museus, às 19h, no Museu de Arte, situado na Praça Manoel Duarte em Jaraguá. A Semana de Museus prosseguirá até o dia 20.

Seduzido pelas formas e cores, Pierre Chalita começou a colecionar selos aos seis anos. As estampas eram dadas ao garoto por seu pai, que as recolhia das cartas que chegavam do Líbano. Foi dessa forma que surgiu no menino de olhos atentos o interesse pela arte.

Foi para França e quando retornou, em 1962, começou a desenvolver ações movidas pelo ideal de preservação da memória nacional, formando, com grande empenho, uma grande coleção composta por mais de 2270 obras de arte. Do sonho obstinado do artista originou-se a Fundação Pierre Chalita, criada para preservar o patrimônio cultural brasileiro e contribuir para o desenvolvimento educacional de Alagoas, além de imortalizar o legado do artista.

Os selos personalizados lançados em homenagem a Pierre Chalita são compostos por dois blocos cada: o primeiro, fixo em ambas as peças, é formado pelo ipê amarelo, árvore símbolo do país, juntamente com a bandeira do Brasil. As imagens do segundo bloco são a face de Pierre e a ilustração de uma de suas obras com as figuras de Dom João VI e Carlota Joaquina.

A peça filatélica personalizada é uma emissão temática dos Correios que registra fatos, datas, eventos de destaque e homenageia personalidades e instituições, em âmbito local, nacional e internacional.

A programação especial elaborada pela Fundação Pierre Chalita está inserida na 10ª Semana de Museus e inclui o lançamento de um catálogo de fotografias, realização de palestras e visitas guiadas a exposições de artes plásticas.

  




Comunicar erros nesta notícia
  • Comente essa notícia

  • Comentários:

    Deixe seu comentário:













Serviços
© Copyright 2011 Alagoas em Tempo Real
VG/Web - Agência Digital